quarta-feira, fevereiro 21, 2007

FORA KASSAB!!!





São Paulo não se tornou a oitava maravilha do mundo moderno. Está longe de ser uma cidade justa ou um paraiso. Os problemas aqui são proporcionais ao seu tamanho: enormes. Ainda temos problemas no transporte, saúde, educação e segurança, como em qualquer outra grande cidade do Brasil. Já tivemos grandes gestores, com visão além do seu tempo, como Prestes Maia. Tivemos também gestores que não deveriam ter sido eleitos sequer para lanterninha de cinema, como Celso Pitta. São Paulo já teve prefeitos de grandes obras como Faria Lima e de grandes superfaturamentos de obras como Paulo Maluf (esse poço de honestidade). A cidade já sofreu muito nas mãos de Erundina, que transformou São Paulo na república dos camelôs (mas que fez mutirões da casa própria com competência, ao contrário dos Cingapuras de fachada do Maluf). São Paulo já foi embelezada com palmeiras (mas só em bairros nobres) pela Marta (Wermus ou Suplicy seja lá o nome que ela usa atualmente), que deu ênfase a construção de Escolas (uma boa idéia) mas esqueceu da qualidade do ensino e São Paulo continuou com escolas de latinha.


Enfim, São Paulo teve bons e péssimos administradores. Os péssimos não foram hostilizados como tem sido o prefeito Kassab. Por quê será? Kassab tem tocado obras, tem asfaltado mais ruas do que os últimos cinco prefeitos juntos, tem (sim) limpado os bueiros (que imediatamente são entupidos pelos porcos habitantes desta cidade), está limpando a cidade dos milhares de outdoors, já voltou atrás em aumento do IPTU (todos sempre aumentam), está implantando limite de velocidade nos coletivos (que andam matando passageiros e pedestres), está tocando, finalmente, o Fura-Filas do Pitta que também virou o Paulistão da Marta, mas que não saiu do papel e consumiu quase um bilhão de reais; está "prefeitando" e não "enrolando". Nada que se possa prever, que ao fim do seu mandato São Paulo se torne uma Curitiba, mas certamente deixará para o próximo prefeito, caso não queira ser reeleito, uma cidade melhor.


Então por quê Kassab é hostilizado? No sambódromo (essa babaquice que, finalmente, terá uma finalidade melhor do que passarela de escola de samba) abriram faixas com o "FORA KASSAB". Quem lá esteve (e me contou) sabe muito bem quem pagou essas faixas e quais os motivos , mas a mídia não fez nenhuma questão em saber. Ninguém votou em Kassab, mas também ninguém votou em Sarney, em Itamar Franco ou mesmo em José Alencar vice de sua majestade; isso faz parte do nosso sistema eleitoral e seguramente não é esse o motivo de vaias e faixas contrárias ao prefeito (sempre promovidas pelos mesmos grupos). Os motivos, é claro, estão em 2008, nas próximas eleições. Kassab não usa a publicidade para contar os feitos de sua administração (não faz mais do que a sua obrigação), não está gastando inutilmente os recursos que saem do bolso do munícipe. Talvez seja essa a grande falha de seu governo.


Com a palavra a próxima ministra (da educação ou das cidades)... .

Nenhum comentário: