quinta-feira, fevereiro 22, 2007

PORTINARI CONTRA A VIOLÊNCIA




A família do pintor Cândido Portinari abriu mão dos direitos autorais sobre cinco mil obras do artista desde que elas sejam utilizadas em mensagens contra a violência. A idéia é lembrar a morte do menino João Hélio Fernandes, de 6 anos, que foi arrastado por quatro bairros do Rio por um carro que assaltantes roubaram da mãe dele, Rosa Fernandes Vieites. O garoto ficou preso ao cinto de segurança.



"As imagens que meu pai fez sobre a guerra são de um impacto tão dramático que acho que dizem mais que palavras. E as pietás, as mães com os filhos no colo, são mães universais. Poderia ser qualquer mãe", disse João Cândido.


"Pensei que o que está ao meu alcance é ceder os direitos autorais dessas cinco mil imagens do nosso site(Clique aqui)contanto que sejam usadas nesse protesto", disse. "Era minha obrigação. É pouquíssimo. Mas se cada um fizer sua parte, quem sabe a gente consegue mudar isso", disse.


O Congresso deve ser a voz do povo, mas tem se portado como se fossem deuses. É preciso pressioná-los sempre, todos os dias e sem trégua.

Nenhum comentário: