quarta-feira, setembro 05, 2007

CPMF E SAÚDE

CPMF E SAÚDE.
O governo falta com a verdade e, pior ainda, faz chantagem ao misturar temas de saúde com assistencialismo - bolsa família - e superavit primário, afirmando que sem esses recursos haverá uma tragédia (o governo por si só já é uma tragédia).
É preciso lembrar que a CPMF foi criada única e exclusivamente para ser investida na saúde. Não o é, e, tampouco, o será.
As prestações de serviços públicos voltados para a saúde já se transformaram, há anos, em um grave problema mundial. Os governantes dos países sérios e desenvolvidos tratam dessa questão utilizando de novas ferramentas (ciências) e não, simplesmente, aportando mais recursos, pois, tem pleno conhecimento que esta não é a solução, ao contrário.

No caso brasileiro, em razão da demanda infinita pela busca dos serviços médicos, aliada a má gestão, tendo como resultado a ineficiência do nosso Sistema Único de Saúde - o melhor do mundo, embora mal aplicado -, desvios, desperdícios e corrupção amplamente divulgados, fará com que qualquer soma aportada, por maior que seja, tenha o destino comum do ralo.
Portanto, é mister que os gestores se aprofundem na agregação de conhecimentos, modernizem e se preparem cultural e tecnicamente para ocuparem cargos de tamanha relevância. Que tenham em mente que os únicos caminhos para que haja a redução do custo/saúde/Brasil e, claro, para que o SUS tenha qualidade de atendimento com o objetivo de atingir números excepcionais no que tange à redução dos níveis de morbidade e mortalidade, enfim, que, realmente, traga qualidade de vida aos cidadãos que utilizam desse sistema (80% da população), estão intimamente ligados a agregação de novos valores com base na ciência e tecnologia e, diante de praticidade, isto é, consertando, ajustando e implementando o que já existe e não funciona a contento, corrigindo erros graves de percursos, fortalecendo os Programas de Saúde da Família (PSF), de Agentes Comunitários (PACS) e de medicina preventiva.

Em paralelo, o governo não pode mais abdicar ou fingir que não existem ciências, tais como o Gerenciamento das Doenças Cronicas, a Medicina Baseada em Evidencias, a Economia da Saúde e a Farmacoêconomia. Outrossim, é fundamental que seja entusiasta, adepto e parceiro da incorporação de novas tecnologias, não permitindo que estas sejam relegadas a planos inferiores ou deixadas para depois, ou, jogando a responsabilidade e culpando segmentos produtivos da sociedade pelo caos que ora ocorre. Além disto, é óbvio, muita educação.

Este é um tema complexo e não pode ser tratado ou conduzido de forma simplista, por amadores.


Dr. David Zylbergeld Neto -
Médico e Jornalista Ex- Secretário de Saúde e Medicina Preventiva


PS - 1 - A "história da CPMF" e noticias a respeito AQUI
2 - Não deixe de assinar o "SOU CONTRA A CPMF" AQUI
Foto - Custódio Coimbra / O Globo

Nenhum comentário: