quinta-feira, setembro 20, 2007

O ESTADISTA ESTRATEGISTA

O ESTADISTA ESTRATEGISTA

Alguem sabe aonde fica Mumbai? E Bombaim? É a lesma lerda. Em Mumbai ou Bombaim. o grande estadishhta- estrategista Luis Inácio criou um consulado Geral. Por quê? Leia o relatório do Cônsul Geral Paulo Antônio Pereira Pinto:
1. Mumbai celebra sua multiculturalidade, com manifestações religiosas hinduístas, muçulmanas, católicas e zoroastristas. O caos resultante estimulao Posto a adaptar-se aos eventos em curso, enquanto exige novos esforços para reparos dos estragos provocados pelas monções. No momento, Mumbai é uma festa. Estão em curso celebrações do Ganesha, que vem a ser a entidade preferida pelos hinduístas locais. Ao mesmo tempo, as mesquitas da cidade se encontramrepletas, no final da tarde, com muçulmanos cumprindo os rituais do Ramadan. A cada domingo, durante o mês em curso, centenas de milhares de católicos fazem peregrinações em louvor da "Our Lady of Mount Mary", consagrada em subúrbio da cidade. Os Zoroastristas, há poucas semanas, comemoraram seuAno Novo, enquanto se preocupam com a extinção dos abutres desta área, essenciais para os funerais de seus seguidores, cujos corpos são devorados pela aves de rapina, ao serem expostos na "Torre do Silêncio", situada, a propósito, nas proximidades de onde reside o pessoal deste novo Consulado-Geral.
2. A festa principal, no entanto, é a do Ganesha durante dez dias. Nem nos estados mais festivos do Brasil o Carnaval é celebrado por tanto tempo!
3. A referida entidade "emergiu" quando sua mãe, a "deusa Parvati", casada com "Lord Shiva", resolveu ter um filho de "produção própria", feito de barro, diante das prolongadas ausências do cônjuge. Indignado, ao retornar ao lar e encontrar o menino que não reconhecia, Shiva lhe cortou a cabeça. Arrependido, após explicações da esposa, decapitou o primeiro mamífero que lhe passou pelo caminho um elefante. Daí, colou a cabeça no pescoço da criança. Surgiu, então, oGanesha.4. Em sua configuração atual, a Ganesha são atribuídas virtudes múltiplas. Suas grandes orelhas significam que se deve ouvir muito, antes de tomar decisões. Os pequenos olhos indicam que se deve manter visão crítica. O grande estômago representa a necessidade de digerir bem as coisas boas e ruins. Um dente quebrado e outro inteiro sugere que a fé deve ser maior do que o conhecimento. Quatro mãos propõem que a paciência deve prevalecer sobre a paixão e o vício. Bocapequena, para falar pouco.(o perfil oposto ao do Lulla) Pés pequenoos para não fazer nada com pressa.(de encomenda para o governo do presiMente) Finalmente, o rato que o acompanha e lhe transmite as preces recebidas simboliza a necessidade de manter-se o ego sobre controle.
5. Há, no entanto, conteúdo político nas celebrações públicas, na medida em que milhões de pessoas congestionam, ainda mais, o trânsito já caótico desta maior metrópole indiana. Tais manifestações tiveram início com movimentos de independência, no final do século XIX, na medida em que propunha reivindicar consciência nacional, em oposição à opressão cultural colonizadora.
6. Hoje, partidos políticos fazem vultosos investimentos, com objetivos eleitorais, nos "mandalis", locais onde gigantescas imagens do Ganesha são construídas, em meio a festividades, e depois colocadas sobre carros alegóricos, seguidos de músicos e dançarinos como se faz na Bahia, atrás do trem elétrico. O objetivo final é jogar a imagem no mar, após procissão que não leva em conta, absolutamente, a necessidade de carros trafegarem pelas ruas principais.
7.Divulga-se, a propósito, que, com a emergência da Índia no cenário mundial, tais comemorações do Ganesha, nas ruas, seriam adotadas, este ano, em Paris, Londres e outras grandes cidades européias e norte-americanas. (e por quê não aqui em Banaolância?)
8. Assim, durante os próximos dias, pelas ruas de Mumbai, haverá carros alegóricos com dançarinos e simpatizantes ganeshianos, enquanto os muçulmanos encerram o jejum diário nas Mesquitas, os cristãos peregrinam e os abutres sobrevoam tudo, a serviço dos Zoroastristas.
9.De nossa parte, além de participarmos das "pujas"- reuniões sociais para a consagração da entidade em questão nos dispomos a mobilizar a comunidade brasileira, em bloco, cantando o "samba do Ganesha": "O Ganesha chegou, e chegou para abafar, é o Ganesha sortudo, que chegou para ficar",etc.
10.Aproveitaremos, também, para, com o término das monções e clima auspicioso entre as pessoas pois este é o "deus da renovação"- reiniciar obras e reparos de infiltrações, repintar paredes e controle de cupins, na Chancelaria e nossas residências. Na forma cíclica, conforme acontecem os fatos nesta parte do mundo, parece que tais esforços terão que ser periodicamente repetidos, provocando a sensação de que a instalação do Posto nunca será concluída. (olha aí o PAC das Embaixadas)
Depois desse relatório, o Barão do Rio Branco revirou no túmulo e Sérgio Porto -Estanislaw Ponte Preta- poderá editar o Samba do Croulo Doido em versão Ganesha.
Do ex blog do Cesar Maia

Nenhum comentário: