segunda-feira, setembro 17, 2007

Shaná Tová Umetuká





Rosh Hashaná é a festa do ano novo judaico, que representa uma pausa para a reflexão e um fervoroso retorno ao Criador, a quem o homem judeu se apresenta para ser julgado por seus atos e intenções. Além disso, simboliza o começo da criação, quando D'us criou o mundo e se instituiu seu rei. A cada Rosh Hashaná, o judaísmo coroa o seu rei, Criador do Mundo, anunciando isso com o soar do Shofar - instrumento sonoro utilizado para expressar alegria - símbolo central do Rosh Hashaná. Ao seu toque, desperta-se a necessidade da comunhão entre irmãos, o retorno à fé e a D'us, além de conduzir cada indivíduo para um exame de consciência.


ANO NOVO JUDAICO - 5768
A coletividade judaica, seguindo a sua cultura e tradição, está comemorando o ano novo (5768). Parabéns! Ao mesmo tempo, esta data tem o seu ápice frente à muitas orações e o jejum. É o Iom Kipur, dia do perdão. Neste dia, cada judeu, pede perdão a Deus pelos seus atos impensados, pelos erros cometidos, enfim, por tudo aquilo que possa significar um desvio de conduta ética, moral e humanitária. Pois bem! Quem sabe, se a maioria dos políticos brasileiros, refiro- me particularmente aos ladrões, os corruptos, os oportunistas e aproveitadores, dessem uma "estudadinha" nesta tradição e cultura judaica, e, talvez, diante de um novo aprendizado, possam mudar suas nefastas posturas em relação ao povo e a Nação Brasileira?
Shaná Tová Umetuká, significa, um ano novo muito doce, extensivo a todos os Homens de bem desse mundo, independentemente de cor de pele e crença religiosa.

Dr.David Neto
Médico e Jornalista - Ex - Secretário de Saúde e Medicina Preventiva

Nenhum comentário: