quarta-feira, junho 13, 2007

SANTO ANTONIO




Ontem foi o dia dos Namorados, hoje é o dia de Santo Antônio o santo Casamenteiro. Sabe como é, não? Normalmente, no século passado, namorava-se e depois casava-se; com ou sem a ajuda do Santo. 

Não poderia deixar de homenagear o Santo que, segundo minha mãe, deu uma forcinha no parto e por isso eu vim à luz e também me chamo Antonio (sem acento circunflexo, please!). 



Não nos parecemos nem um pouco. Antônio, o santo, saiu de casa aos 15 e entrou num convento. Antonio (sem acento) - eu - saiu de casa aos 15 e caiu na gandaia, mas voltou porque não era besta. 


Antônio, com Ô, se chamava Fernando; Antonio, com Ó, sempre se chamou Antonio mesmo. Antônio, o santo, foi indicado como professor de Teologia por São Francisco. Antonio, com Ó, já foi expulso da aula de Francês por um Teólogo Franciscano. 


Antônio, o santo com Ô, é lembrado como santo casamenteiro. Antonio, com Ó, já se meteu a apaziguar casamentos é só deu merda: os casais fizeram as pazes mas não me quiseram mais como amigo. 


Sobre o túmulo de Antônio, o santo com Ô, em Pádua, foi construída a basílica que leva seu nome. Sobre o meu túmulo não construirão absolutamente nada pois quero ser cremado; evitando que no futuro construam um bordel ou uma Assembléia Legislativa; o que dá no mesmo.

Antônio o Santo Casamenteiro


O Casamento está cada vez mais difícil de se arranjar ou mesmo de ter continuidade. Elas querem um sujeito e$tável, bem e$tável. Eles querem uma dama na sociedade, mas que conheça Kama Sutra de cor e salteado sem ter tido experiência anterior; ou seja: Elas casam com trambiqueiros e Eles se casam com Pistoleiras. 


Para as (e os) que ainda querem se casar, apesar da desgraça dos tempos em que vivemos, o negócio é botar fé em Santo Antônio. Façam uma dozena (trezena lembra um certo número de só está dando azar) para Santo Antonio, parem de frequentar bailes funk, não leiam jamais o Paulo Coelho (conselho do Rayol-), esqueçam aquela conversa de ir à Parada Gay "só prá ver" -que não cola - e comecem a olhar o outro(a) como futuro(a) companheiro(a) e não como sócio de um empreendimento em que só um trabalha e o outro gasta. Aos que continuam casados, não há rezas para terminar o casamento: bem feito! 


Aos que estão partindo para o segundo ou terceiro casamento, também não existem rezas para colocar juízo em cabeça ôca: bem feito também!

Muita pipoca, quentão, pamonha e uma fogueira para aquecer o dia de Santo Antônio, junto com quem se ama, seria o ideal para hoje. Se Santo Antonio ajudou no dia dos Namorados tudo bem; se não ajudou fica para o próximo ano. Se você não acredita em milagres, não se case. Casar é um milagre; permanecer casado é um milagre ainda maior.




Imagem da Basilia de Santo Antonio de Pádua

Nenhum comentário: