segunda-feira, maio 07, 2007

EFAVIRENZ, QUEBRA DE PATENTE PARTE II


EFAVIRENZ QUEBRA DE PATENTE - PARTE 2

29/8/2005 - Fraude Milionária
...PF prende 11 acusados de montar cartel para ganhar licitações em hospitais públicos. Bando vencia de forma ilegal as concorrências de lavanderia e fabricação de insumos para fabricação do coquetel anti-AIDS.

"....Foram presos em São Paulo por envolvimento no esquema fraudulento, o empresário indiano Premanandam Modaphohala, dono das empresas AB Farmo Química e Aurobindo e, em Goiás, o diretor da Indústrias Químicas do estado de Goiás Darci Accorsi. O outro grupo, que fraudava licitações para compra de insumos para retrovirais, atuava através da empresa Brasvit e Hallen Eliot, de Vittorio Tedeschi, em sociedade com Altineu Pires Coutinho, o mesmo que atuava no cartel de lavanderias do estado do Rio.Inst.Benef.Vivaavida

E DAÍ?


..."O presidente Luiz Inácio decidiu autorizar o licenciamento compulsório do remédio Efavirenz, o que, na prática, representa a quebra da patente do medicamento. A decisão, que segue recomendação do Ministério da Saúde, será anunciada hoje ( 04/05/2007) em cerimônia às 12h no Palácio do Planalto..."que não haverá desabastecimento porque três fabricantes da Índia, os laboratórios Ranbaxy, Cipla e Aurobindo, já foram consultados sobre o fornecimento para o país...."


Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo local e que a história não se repete. Essas afirmações não contavam com a astúcia petralha. Na era lulo-petralha tudo é possível, senão vejamos:


1 - A Anvisa suspende a importação dos medicamentos ISOTRETINOÍNA e CECNOIN, em todas as suas apresentações e lotes, fabricado por Ranbaxy Laboratories Limited - Índia e distribuído por Ranbaxy Farmacêutica Ltda.


2 - A Anvisa constatou que na caixa do Sinvastativa estavam sendo vendidas cartelas do Lovastatina. A irregularidade foi detectada a partir da denúncia de um consumidor de São Paulo, que comprou o medicamento e foi surpreendido pela troca. O produto é fabricado pelo laboratório indiano Ranbaxy Laboratories Limited e importado pela empresa Ranbaxy Farmacêutica Ltda.


Esses laboratórios (Aurobindo e Ranbaxy) "acima" de quaisquer suspeitas, serão responsáveis pela importação do Similar do Stocrin (Efavirenz) para o tratamento de soropositivos? Aí tem coisa ou será muita coincidência que dois dos três laboratórios estejam envolvidos em maracutaias? Vamos aguardar. Mas os pacientes poderão ter a certeza de que estão sendo tratados com remédios eficazes?


Nenhum comentário: