sexta-feira, maio 04, 2007

QUEBRA DE PATENTES



QUEBRA DE PATENTES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina na sexta-feira o ato de licenciamento compulsório (quebra de patente) do medicamento anti-Aids Efavirenz, informou o Palácio do Planalto.

...."A empresa tem repetidamente solicitado um encontro cara-a-cara (com o ministro da Saúde) no qual poderíamos avançar num acordo aceitável com o governo brasileiro que ajudasse a atingir seu objetivo de acesso universal ao tratamento do HIV/Aids", disse a porta-voz da Merck Sharp & Dohme.


Quebrar patentes á algo perigoso, pois, significa desestimular a pesquisa e o desenvolvimento, bem como, o investimento na busca e na colocação de novos fármacos no mercado brasileiro, o que poderá causar prejuízos os mais graves, não para aqueles que tomam tais atitudes e sim, para os que necessitam dos produtos para, não raro, manter as suas próprias vidas. O argumento usado para medida tão radical refere-se ao alto custo do medicamento e consequentemente para a saúde/Brasil. Não deixam de ter uma certa razão. Contudo, por outro lado, porque então não começar pela redução da absurda carga tributária que recai sobre os medicamentos, para a efetiva aplicação da CPMF no sistema de saúde e não em outros cantos, sabe-se onde, no combate à corrupção e aos desvios já denunciados que envolvem este sistema, ou, ainda pedir de joelhos ao presidente Lula que não mais contigencie valores destinados ao Ministério de Saúde e muito menos que retire verbas para dirigi-las aos programas populistas e assistencialistas, tais como o bolsa família (esmola) que, de positivo para o governo somente traz os votos de cabresto não desejados.

Dr. David Neto
Médico e Jornalista - Ex- Secretário de Saúde e Medicina Preventiva

Nenhum comentário: