segunda-feira, maio 14, 2007

CINCO DIAS SEM A MÍDIA DE SEMPRE - BENTO XVI





Desde que o Papa Bento XVI chegou a São Paulo, o noticiário parou de dar destaques a toda e qualquer bobagem dita pelo presidente. Uns poderão minimizar as falas do Papa, outros poderão dar-lhe um destaque exagerado, mas a verdade é que todos ouviram algo mais inteligente, longe dos pronunciamentos que desviam a atenção para os reais problemas do país. O Papa não foi o "garoto propaganda" que Lulla gostaria que ele fôsse dos seus programas mentirosos. Em Aparecida, Bento XVI citou algo mais sério do que o falido Programa Fome Zero de nítida inspiração publicitária:

..."Penso especialmente naqueles irmãos e irmãs que padecem fome e, por isso, desejo recordar a ‘Marcha contra a fome’ promovida pelo Programa Mundial de Alimentos, organismo das Nações Unidas encarregado da ajuda alimentar», afirmou o Papa. «Esta iniciativa acontece hoje [13 de maio de 2007] em numerosas cidades do mundo, entre as quais Ribeirão Preto, aqui no Brasil"....


Bento XVI deixa claro que as ideologias não corrigiram a justa distribuição de renda:
..."Tanto o capitalismo como o marxismo prometeram encontrar o caminho para a criação de estruturas justas e afirmaram que estas, uma vez estabelecidas, funcionariam por si mesmas. Afirmaram que não só não havia tido a necessidade de uma moralidade individual prévia, mas que também elas fomentariam uma moralidade comum. E estas promessas ideológicas se mostraram falsas”.

Ao marxismo, Bento XVI atribuiu a culpa pela "destruição do espírito humano", enquanto ao capitalismo, atribuiu a responsabilidade de ter aumentado o enorme abismo social existente entre as pessoas, na América Latina, além de uma "inquietante degradação da dignidade pessoal, por meio das drogas, do álcool e de ilusórias formas de prazer".


O Papa Bento XVI se foi, deveria ficar até o final do CELAM, dando declarações todos os dias, sôbre todos os pontos que tratou nos seus pronunciamentos. Pelo menos muitos começariam a refletir sôbre a roubalheira em que o país se meteu por mais quatro anos. Esperemos que os puxões de orelha sirvam para os bispos e sacerdotes de coloração vermelha e para os políticos que dão sustentação aos Vermelhos, à procura das Verdinhas.

Nenhum comentário: