segunda-feira, maio 28, 2007

LULA É SÃO FRANCISCO




"Nesta semana, os hansenianos foram recebidos no Palácio do Planalto. O presidente fez o mesmo que São Francisco de Assis, quando ficou célebre na história ao beijar um hanseniano. O presidente recebeu um por um e deu um beijo em cada um. Fez o que Jesus Cristo também faria: amar os irmãos mais desamparados, não apenas com sentimento, mas com atitudes concretas de consolo e de ajudar a levantar a dignidade humana" - Dom Claudio Hummes.

Existem pessoas que além de não enxergarem um palmo adiante do nariz, fazem questão de não ouvir. Dom Claudio Hummes é uma dessas pessoas. O diferencial entre os militantes "pagos", de uma forma ou de outra e Dom Claudio é que este é prefeito da Congregação para o Clero, um assessor direto do Papa Bento XVI e aqueles estão a serviço do aparelhamento do Estado.

Dom Claudio deveria ser "um servo de Deus" e não um "servil" do presidente; isso pode torná-lo um ser vil. Que Dom Claudio tenha as suas preferências ideológicas é compreensível e, como cidadão, ele tem esse direito e, é claro que a vida fora do sacerdócio pode lhe proporcionar maior mobilidade para tecer loas a Lulla e a quem ele desejar, mas antes deveria abandonar a batina.

Não é justo nem ético que Claudio Hummes saia sempre em defesa do presidente quando travestido de Cardeal. Dom Eusébio Oscar Scheid foi mais contundente ao definir Lula, em Roma onde acompanhava os funerais de João Paulo II: "Quem é católico não pode ser a favor do aborto. Quem é cristão e quiser seguir Cristo não pode estar de acordo com isso". "São essas as coisas que chamo de caóticas. Não há uma linha clara". "Lula não é católico, é caótico". Está faltando a Dom Claudio um pouco de clausura, reflexão profunda e uma leitura melhor do que os escritos de Leonardo Boff..

Nenhum comentário: