domingo, abril 15, 2007

A CIDADE E SEUS CAFETÕES E CAFETINAS

Praça da Republica


A CIDADE E SEUS CAFETÕES E CAFETINAS.


A cidade que eu tanto amo está cheinha de cafetões.


Não se espantem. A linguagem não é apropriada, mas existem cafetões e cafetinas demais nesta cidade. Esses "profissionais" adoram vender a cidade para qualquer cretino ou cretina que queira ser prefeito ou prefeita em São Paulo. Explicando bem: Existe um setor cafetineiro (desculpe-me prof.Pasquale?) que gosta de obras grandiosas, pontes, viadutos e túneis; todos superfaturados. Quando concluídas essas obras, o festival do ôba-ôba se instala e como num imenso bordel, todos comemoram. Essas obras na verdade não servem a quem delas precisa, ao cidadão que se desloca em transporte público: os túneis (que alagam), as pontes e viadutos são para o uso exclusivo do transporte individual. Pior ainda; existem os que ainda conferem ao empreendedor desses absurdos o título de "tocadores de obras". Os que precisam dessas obras pagam e pagam caro mas não as utilizam.

De repente apareceu o Kassab. Ninguém votou nele (pensam os simplistas e idiotas), afinal ele foi o vice de Serra. O Serra saiu, Kassab ficou e resolveu ser de fato o prefeito de São Paulo. Resolveu "limpar a cidade" e tirar os milhares de out-doors, totens e traquitanas publicitárias, que na verdade escondiam a cidade. Cairam de pau no Kassab. O prefeito resolveu colocar ordem nas feiras-livres e num decreto com mais de 20 tópicos a imprensa (aquela que elogia o Lulla todos os dias), acha um absurdo que os feirantes não possam gritar (e isso não está na lei). Na verdade ninguém leu o decreto ou se leu são ignorantes profissionais. O prefeito entregou uma nova praça da República. O padre Julio Lancelotti acha que o Kassab não poderia colocar lá bancos estreitos: os "sem teto" não podem mais dormir nos bancos e se recusam a ir para os albergues, invocando a lei, ora bolas.

Tudo bem, eu também não votei no Kassab diretamente e achei que saindo o Serra a coisa seria um desastre: não está sendo. Kassab tem feito escolas, praças e asfaltado mais ruas do que os últimos quatro prefeitos juntos; mas quem precisa dessas coisas? Os cafetões e cafetinas desta minha cidade preferem mesmo aquele tailleurzinho vermelho, aquele cabelo à la Walter Mercado, querem túneis que viram piscina e viadutos que engordam contas no exterior.

Kassab pode até nem querer se (re)eleger prefeito em 2008, mas uma coisa é certa; os cafetões e cafetínas adoram o doutorrr Paulo - "Esse denheiro não é méoo" - e a musa da petralhada - "Zenti esses pobres não têm nada, mas basta vir uma 'ensente' e eles dizem que perderam tudo".

Durma-se com um bordel desses!

Imagem: da Praça da República, ao fundo o Colégio Caetano de Campos, hoje Secretaria da Educação.

Nenhum comentário: