quinta-feira, abril 26, 2007

PLANO DE ACELERAÇÃO DA EDUCAÇÃO


PLANO DE ACELERAÇÃO DA EDUCAÇÃO, MAS...




1. O Banco Mundial -BIRD- aprovou há 6 anos atrás- um programa referência de ampliação da rede de pré-escolas, começando pela cidade do Rio de Janeiro. Para o BIRD a Educação Infantil passou a ser prioridade. Inicialmente serão aplicados 100 milhões de dólares com uma expansão de 50 mil matrículas. Este programa servirá de base para a aplicação do BIRD em outras cidades


2. Nos últimos 4 anos este pedido de autorização encaminhado pela prefeitura do Rio e BIRD foi aprovado e o ministério da fazenda fez exigências adicionais que chegaram até ao programa de iluminação pública que deveria ser aprovado por lei. Tudo feito. A prefeitura do Rio tem enquadramento de sobra na Resolução 43 do senado sobre endividamento. A agência Moody's igualou recentemente o rating da prefeitura do Rio ao do governo federal. E só não o supera porque há uma regra que impede, pois é o governo federal que garante o risco cambial para o país todo.


3. No ministério da fazenda -técnicos dizem- que não se aprova pois é herança do Palocci que com isso retaliava o Rio em função das denúncias (aliás, comprovadas) que o blog do prefeito do Rio fazia a ele.


4. Mas parece que o veto de Palocci continua. Recentemente o BIRD voltou a formalizar em ofício a prioridade máxima que dá a esse programa -desenhado por seus técnicos a quatro mãos com os técnicos da prefeitura do Rio.


5. Todos sabem que a possibilidade de uma maior e melhor escolarização está na pré-escola. Fala-se de qualidade de ensino, de plano de educação, mas quase nada se fala de Educação Infantil, que é cada vez mais a base de tudo.


6. Afinal: é retaliação política herdada de Palocci ou é desprezo pela Educação Infantil?


7. Se for o primeiro caso... é triste. Se for o segundo... é grave.


Do ex-Blog do César Maia 26/04/07




Prefeito Cesar Maia,


A demora em liberar autorização se deve ao PAC da Educação. Se liberassem antes, essa continha ficaria fora da publicidade, que será feita para cada bacia de privada inaugurada em escolas. Talvez V.Excia. seja convidado quando da inauguração, se prometer não abrir a boca durante a solenidade.

Nenhum comentário: