quinta-feira, abril 13, 2006

Carta Aberta ao Luis Inácio

Carta Aberta ao Luis Inácio.

Fosse outro, qualquer outro, até mesmo o Fernando Collor ou o Sarney, eu iniciaria esta carta com o Vossa Excelência ou outros salamaleques próprios; mas em se tratando de quem se trata; não dá para ser educado.

Luiz, hoje você extrapolou todos os parâmetros da sanidade.

Você disse que sua equipe, logicamente sob o seu comando, mudou o pais nesses quarenta meses de governo (esse quarenta....); é verdade.

Disse também que quem estava no poder, até antes de você entrar, eram os mesmos desde Cabral; também é verdade.

Você e sua equipe – chamada pela CPI e pelo procurador geral de: Quadrilha – realmente mudaram o pais: para bem pior do que o encontraram.

Os que aqui estão, obviamente, são descendentes dos descobridores e dos imigrantes que vieram ajudar esse pais a crescer. Não poderia ser diferente; ou você é um Extra Terrestre?

Seu partido Luiz, que muitos acreditavam ser a própria Ética, instalou no pais o maior esquema de corrupção já visto; desde Cabral.

Suas falas – que insistem em dizer que são discursos – hoje me enojam e me revoltam.

Cada vez que você abria a boca, eu me preparava para rir das bobagens. Após o relatório da CPI, não é mais possível entender sua demagogia barata como sendo uma piada.

Independentemente da língua presa, você cospe na cara de cada brasileiro não estúpido, cada vez que fala.

Você não tem nem mesmo a humildade dos que, pegos em flagrante delito, escondem o rosto e silenciam; ao contrario, levanta a cabeça e segue em frente deixando atrás de si aquele rastro sórdido de corrupção quase epidêmica.

Eu pensei que o pior de todos os seus companheiros fosse o Dirceu. Pensei que você apenas fosse um marionete nas mãos de ex-sequestradores, ex-assaltantes de bancos e ex-qualquer coisa deplorável; mas não..., você se iguala a todos eles no que de pior – se isso for possível – eles possuem.

Hoje, Luiz, você me irritou de verdade, me tirou do serio, meu saco estourou.

Como a grande maioria dos brasileiros eu descendo daqueles que vieram ao Brasil a procura de um novo Sol, e me orgulho disto. Porem pelo que você hoje disse, parece que o Luiz deve ser um extra-terrestre.

Hoje, Luiz, você ofendeu, repito, a todos os brasileiros não alienados e não corrompidos pela sua esmola vil – o bolsa família -.

Hoje você passou dos limites. Nunca nutri algum gosto por você – já que conheço sua trajetória – e pelos seus companheiros; hoje no entanto passei a odia-los.

Detesto comemorações barulhentas e deprimentes – como aquelas de 01/01/2003 -, mas vou extrapolar, não vou me conter ao comemorar a sua saída para o limbo da historia.

Você e seu pessoal são o mal que não pode perdurar. “Apesar de você, amanha há de ser outro dia. Eu pergunto a você: onde vai se esconder da enorme euforia.....

PS – O final da carta é do Chico Buarque, outro que deveria se exilar na aprazível Cuba junto com você, Zé, genuíno, berzoinis, paloffis et caterva.

Nenhum comentário: