terça-feira, abril 11, 2006












RECORDAR E VIVER!

É sempre bom analisarmos aquilo que nossos representantes se comprometeram a fazer - pelo povo - e pelo pais.

Alguns esquecem e na cara dura dizem nunca terem prometido isso ou aquilo.

Sem revanchismo vamos recordar?

....."A evolução do PIB nos anos Fernando Henrique foi medíocre. No século XX, somente os governos de Wenceslau Brás, na Primeira Guerra Mundial, de Washington Luiz, na crise de 1929, e o de Collor fizeram o país crescer menos do que no período de FHC, o qual apresenta uma taxa média de apenas 2,3% de expansão do PIB ao ano.
O Brasil precisa de pelo menos o dobro de crescimento para gerar os empregos e a renda necessários tanto à classe média quanto às camadas populares.
O governo deixou de fazer as reformas, como a tributária, que o país precisava para sair da paralisia....."
....A premissa para crescer é diminuir a dependência de capitais externos voltados para a especulação e baixar juros. O caminho é combinar três linhas de ação: um esforço exportador muito mais vigoroso do que o atual, o alargamento do mercado interno e o investimento em infraestrutura e nos setores de ponta.....
...."O país precisa criar 10 milhões de empregos. Pode parecer um número exagerado, mas não é. Além da legião de desempregados que já existem, entram no mercado de trabalho a cada ano, 1,4 milhão de jovens.
Precisamos crescer a uma taxa média de 5% ao ano para gerar, por meio de políticas ativas de emprego e renda, os postos de trabalho necessários. O desafio é enorme, mas assumo o compromisso de perseguir essa meta com todas as minhas forças. Criar empregos será a minha obsessão..."
Programa de Governo Lula (ou Duda?) para 2002

Onde estão as crises que afetaram o governo anterior - e o mundo como um todo -?.
O mundo (civilizado) está num ritmo de crecimento enorme; mas o mediocre crecimento do PIB - ficou apenas acima do Haiti - é cantado em verso e prosa como se fosse a conquista de Marte indo-se até la montado num jegue.

Nenhum comentário: