quarta-feira, junho 21, 2006




LULA NÃO GANHA A ELEIÇÃO – por Sandra Silva (*)
Os resultados das pesquisas eleitorais promovidas por instituições e organizações interessadas em comunicar o pensamento dos brasileiros, continuam com percentuais aparentemente imbatíveis à reeleição do atual presidente da República do Brasil.
A matemática é uma ciência exata e dela, até prova em contrário, não se põe em dúvida a precisão do produto de um cálculo bem desenvolvido.
Em tempos de campeonato mundial de futebol as nações se aproximam através das informações veiculadas pela mídia e de toda sorte de publicações que circulam. Povos diferentes em língua, costumes, economia e religião são mostrados a todo o instante para todos. Mesmo que o interesse se concentre na figura geométrica do círculo, as pessoas vão armazenando em suas gavetinhas cerebrais toda a parafenárlia informativa que é lançada continuamente. O cérebro, mal comparando, se transforma em um programa tipo windows, com suas pastas amarelinhas guardando milhares de documentos.
Fala-se mal dos brasileiros. Diz-se que a massa populacional é miserável economicamente e de escolaridade duvidosa. Sabe ler, mas não discernir o que a leitura traz. E sem discernimento intelectual apenas as necessidades físicas são relevantes. Isto brutaliza as criaturas e provoca os índices das pesquisas.
A ideologia do governo brasileiro é de esquerda, ainda que esta terminologia tenha sido proscrita durante muito tempo no entendimento dos intelectuais que quiseram sepultar direita e esquerda.
O povo brasileiro, após décadas de república de direita, tomou-se da esperança de que o pensamento ideológico da esquerda resolveria seus problemas estruturais e, sob a chancela da ética, da probidade, da idoneidade, da lealdade, a jovem nação mudaria seu rumo. Sem armas, feridos ou mortos, a bastilha tombou.
O poder tem escaninhos. Filigranas. Mas não há códigos secretos. Sempre alguém vê ou ouve alguma coisa.
Tem-se assistido no cenário da administração brasileira a atos dignos de enredos cinematográficos. Falta autoridade, a Justiça ficou politizada, a corrupção se institucionalizou em todos os níveis governamentais, sente-se promiscuidade entre representantes governamentais e bandidos. O esquema do Mensalão e do Caixa 2 trocando benesses individuais pelos interesses coletivos, a morte diária de dezenas de brasileiros, todos vítimas da violência que pouco é combatida em razão da ineficiência dos serviços de segurança pública, as depredações ao patrimônio público com indenizações que, sabe-se lá, acontecem ou não, a destruição de projetos de pesquisa por representantes de movimentos sociais, a inexplicabilidade do fato Celso Daniel, a farta distribuição de recursos públicos para o MST, MLST, UNE e UBES, entre outros, a questão do Foro de São Paulo e as Farcs, o acréscimo de 11.3% em cargos comissionados pela União, a tentativa de desarmar a população, o descaso com a saúde pública em contraposição ao esquema das ambulâncias, a agricultura deixada à própria sorte da climatologia.
Os brasileiros, embora lendo pouco e discernindo com dificuldade ante a luta diária pela sobrevivência, não perderam a noção do certo-errado, da mentira e da verdade. Portanto, Lula não ganha a eleição.

(*) Professora, Socióloga, acadêmica de Direito
E-mail: sandrasilva33@yahoo.com.br
Argumento & Prosa

Nenhum comentário: