domingo, junho 04, 2006





SÃO PAULO PROTEGE

Um dos carros-chefes da política pública da SMADS, o programa São Paulo Protege desenvolve uma série de ações integradas de proteção social a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social. É direcionado especialmente a adultos em situação de rua, a crianças e adolescentes em trabalho infantil, vítimas de abuso e exploração sexual, que vivem nas ruas e ameaçados de morte e a adolescentes que cumprem medida judicial em meio aberto. Essa proteção social é mais que um imperativo constitucional. É uma questão de direitos humanos, compatível com a ética da sociedade democrática que busca eqüidade e igualdade de oportunidades visando à universalização do acesso aos bens e serviços. O São Paulo Protege considera injustificável e inaceitável o trabalho infantil em suas várias formas, onde se encontra incluído o trabalho informal nas ruas e sua exploração.

SÃO PAULO PROTEGE SUAS CRIANÇAS

O programa combina o controle de freqüência à escola com ações de complementação da jornada escolar (o Pós-Escola), inclusão em programas e serviços de proteção social, fortalecimento da família, e a geração de renda familiar, por meio do pagamento de subsídio financeiro mensal, como o Renda Mínima, e ações de natureza educativa e social. Abordagens sistemáticas das crianças e adolescentes em situação de rua, cadastro e acompanhamento dessas famílias e a avaliação e monitoramento de todas essas ações também são prioridades neste programa.
A inclusão das crianças e adolescentes no São Paulo Protege torna as suas famílias prioritariamente elegíveis para a inclusão nos programas de transferência de renda e para o programa Ação Família - viver em comunidade, outro carro-chefe da SMADS de fortalecimento da família e reinserção social. Articulam-se assim esforços governamentais para intervir de modo positivo na dinâmica familiar.
No próximo dia 6 de junho o secretário Floriano Pesaro da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, estará no Programa Falando Francamente (as 18:45 hs) respondendo perguntas dos ouvintes e debatendo sobre questões de sua pasta. Participe envie perguntas através dos e-mails (
ffrancamente@bol.com.br , ffrancamente@terra.com.br e blogandofrancamente@gmail.com), ou nos comentarios dos posts.

Nenhum comentário: