quarta-feira, maio 10, 2006








CRISE E ABANDONO NA NOSSA AGRICULTURA.

Agricultores já bloqueiam estradas de sete Estados - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Paraná, Tocantins, Rondônia e São Paulo. Agricultores de SP e do norte do PR aderem a protesto.
CURITIBA e SOROCABA - Agricultores do Estado de São Paulo e do Norte do Paraná aderiram ao protesto de produtores conhecido como "Grito do Ipiranga", que entra em sua segunda semana. A classe pretende chamar a atenção da população a respeito da crise financeira do setor, em virtude da política agrícola e cambial do governo federal. O baixo dólar fez com que as exportações diminuíssem, o que gerou maiores perdas e aumento da dívida dos produtores.

Sindicatos rurais do Médio Vale do Paranapanema (SP) estão desde a última segunda-feira à noite bloqueando os acessos de 30 silos existentes nas regiões de Ourinhos e Assis - maiores produtoras de grãos do Estado - para impedir a saída de produtos para exportação. No Paraná a adesão é à manifestação que havia sido iniciada no fim da semana pelos produtores do noroeste paranaense.

O protesto é realizado em Rolândia, a cerca de 390 quilômetros de Curitiba. A orientação é para que seja bloqueada a linha ferroviária da América Latina Logística (ALL), que passa pela região. Vários tratores estão prontos para essa tarefa. Em Maringá, a linha está bloqueada desde domingo, apesar de uma liminar concedida pela Justiça determinando a reintegração de posse.
Por Evandro Fadel e José Maria Tomazela.
Comentário: Esta é só mais uma faceta do “Espetáculo do Crescimento”, prometido pelo apedeuta. Seu (des) governo não faz a menor questão de entender que o sustentáculo deste país são os nossos agricultores. Como acreditar nas promessas de Mantega, Ministro da Fazenda, e suas alucinadas previsões sobre crescimento sustentado pela agricultura, em 2006? No mínimo, ele deve estar se referindo à generosa e crescente verba da UNIÃO que, ao invés de ser destinada para apoiar nossos agricultores, é desviada para fomentar as crescentes ações do bando que aterroriza o campo e destrói nosso agronegócio.
Por Gaucho, Movimento da Ordem e da Vigília Contra a Corrupção.

Nenhum comentário: