sexta-feira, maio 05, 2006


Fuego amigo, muy amigo
por Benedicto Ferri de Barros em 05 de maio de 2006


É típico do comportamento de ideologistas da esquerda. Não deveria surpreender Lula que o " fuego amigo " venha agora do seu " compañero " do exterior, Evo Morales. Foi o mesmo que aconteceu aqui dentro de casa, onde os próceres petistas foram os primeiros a lhe desfechar as rajadas do mensalão e as últimas do caso Nildo, sem lhe pedir licença, nem que ele soubesse de nada. Quem sabe para, mantendo-o na pureza virginal de sua ignorância, preservá-lo como mero coringa na manutenção do poder. O que levou seu ex-companheiro Roberto Freire a qualificá-lo de "bestalhão ou ladrão bonzinho". Expressões até polidas, diante do F.d.P. que um petista aplicou a outro, o presidente da CPI dos Correios.
Evo Morales compartilha e segue a mesma linha ideológica e política dos petistas e, no caso do petróleo, também de Lula. Candidato que "sem querer" se declarou, Lula vem desde há muito usando estatais (como no caso do mensalão) para financiar sua ilegalmente antecipada campanha de re-eleição. A demonstração mais escancarada é a da maciça propaganda da autonomia petrolífera que vem sendo veiculada pela Petrobrás. O que o " fuego amigo " de Morales desmente, deixando claro a extrema dependência do Brasil em matéria de gás de petróleo.
Isso é apenas parte da história. Essa "independência" não foi conquistada pelo investimento dos últimos três anos, mas inclusive atrasada pela decisão de Lula de querer construir as plataformas P-51 e P-52 no País, quando nossas docas não ofereciam condições para isso. (Jarbas Passarinho, Estadão , 2/5). E que auto-suficiência proclamada é essa, quando, além da dependência de gás petrolífero dependemos da importação de outras qualidades de óleo mais fino para misturar ao óleo grosso dos poços de nossas bacias? E ainda mais, para que serve essa suposta autonomia, se o preço do "petróleo que é nosso" fica atrelado ao do mercado internacional?
O caso do petróleo boliviano é, porém, apenas um dos desastres da filosofia que vem orientando a política e a diplomacia internacional brasileira, na linha do anti-americanismo lulista e nas suas pretensões megalomaníacas de liderar blocos sul-americanos, erigir-se como guru da inclusão mundial, de se mostrar bonzinho com a China, essas e outras.
Qualquer prognóstico sobre mais essa crise promovida por toda essa embrulhada é, entretanto, prematuro. Ninguém é capaz de imaginar o que passa pela cabeça e que ações poderão resultar quando um torneiro mecânico e um índio erigidos em presidentes se abraçam, se beijam, têm pensamentos e ideologias geminados. É esperar para ver.
© 2006 MidiaSemMascara.org







Nenhum comentário: