terça-feira, maio 16, 2006










Ligações perigosas

Escuta mostra que o MST orientou a facção criminosa PCC a organizar uma manifestação
Carlos Rydlewski e Fábio Portela
Era o que faltava: uma ligação entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que atua nos cárceres paulistas. Não se sabe ainda se é rasa ou profunda, mas, ao que tudo indica, ela existe. Um relatório preparado pelo juiz Edmar de Oliveira Ciciliati, da Vara de Execuções Criminais de Tupã (SP), com uma hora de escutas telefônicas, feitas no início de abril pela Polícia Militar em celulares de presos, sugere que o PCC contou com a colaboração dos sem-terra para organizar um protesto em 18 de abril, em São Paulo. Participaram da manifestação mais de 4.000 pessoas, no que foi a maior concentração de parentes de condenados já vista no Brasil. O ato, que reivindicava mudanças no regime de visitas dos presídios, mostrou uma capacidade até então inédita de articulação dos detentos.
AS CONVERSAS
O PCC PEDE AJUDA AO MST
Fala 1. Entre Orlando Mota Júnior, o Cala Calu, e Denis:
Cala Calu ­ - (...) Eu acabei de conversar com os líderes do MST e eles vão dar umas instrução (sic) pra gente.
Fala 2. Entre Cala Calu e Douglas Azevedo, o Da Paz:
Da Paz ­ - (...) O Narigudo (Marcola) conhece um dos líderes dele, que estava em Bernardes. É sujo, o Rainha (José Rainha).
Cala Calu ­- É sujo, né?
Da Paz -­ Sujo, sujo. Nem conversava (...) Mas um outro que assumiu e é líder-geral deles lá, que é o Alemão, e o nome dele é Gaúcho, ele já mandou as cartas para o irmão aqui (Marcola). Ele é um cara da hora, irmão, e está fechando com a gente de igual.
Fala 3. Mantêm-se os personagens:
Cala Calu ­ - (...) Nós pode (sic) ficar tranqüilo que ele (o suposto integrante do MST) tem experiência com isso, ele vai conduzir a situação nossa, aí veio a idéia de (...) ter uma maior orientação no campo de batalha, entendeu? (...)
Da Paz ­- Pra você ver que, às vezes, os ventos estão a nosso favor, né, cara?
Cala Calu ­ - Ele deixou à nossa disposição até mesmo a gráfica dele e as pessoas que faz (sic) faixa para ele pra todo tipo de manifestação.
Da Paz ­- Não tô acreditando no tamanho do negócio que estamos proporcionando. O bagulho é evolução, mesmo. O barato vai ser mil grau (sic).
- Alguém duvida de mais alguma coisa dessa gente?
- Se o MST está com essa gente, quem estará por trás do MST?
enviado por Rafael L.Caso

Nenhum comentário: